O livro A briosa: história da Polícia Militar foi lançado no Quartel do Coando Geral em solenidade alusiva às comemorações ao Patrono da Corporação.
Em solenidade presidida pelo Coronel Euller Chaves, Comandante Geral da PM, foi lançado no dia 20 de agosto de 2013, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, o livro "A briosa: História da Polícia Militar da Paraíba", de autoria do Coronel Reformado João Batista de Lima.
O evento, que contou com a prestigiosa presença do Dr. Claudio Lima, Secretario de Segurança, também foi marcado pela inauguração do Museu da Polícia Militar e fez parte das comemorações alusivas à passagem do dia do Patrono da Polícia Militar, o Coronel Elísio Sobreira.
Abrilhantando esses atos a Banda de Música da Corporação apresentou um concerto musical com um repertório popular e clássico. No final da solenidade, o Coronel João Batista de Lima autografou livros para todos os presentes.
O livro lançado registra a história da Polícia Militar da Paraíba e contém, entre outros, os seguintes tópico.
- A origem das atividades de Segurança Pública no mundo;
- Histórico das Polícias no Brasil;
- A origem da PM da Paraíba
- Porque a polícia ostensiva é militar;
- A participação da PM da Paraíba nos seguintes episódios
- Revolução Praieira, Revolta do Ronco da Abelha, Guerra do Paraguai, Revolta do Quebra Quilo, Combates a Coluna Prestes, Revolução de Princesa, Revolução Constitucionalista e Intentona Comunista.
- Histórico do Ensino da PM da Paraíba, da legislação da PM, do policiamento da capital, do efetivo feminino, do segundo batalhão, dos quartéis antigos, os diversos momentos de desenvolvimento da corporação.
O livro está a venda na Livraria do Luiz, na Rua Duque de Caxias e na Caixa Beneficente da Polícia Militar, na Rua das Trincheiras, além do Clube do Oficiais, ao preço de R$ 20,00
Veja também
Casar fardado: Orgulho de ser Policial Militar
O livro “A briosa: a história da Polícia Militar da Paraíba” foi lançado no Clube dos Oficiais.
Parabéns, grande amigo!
Esperamos, eu e meu pai, ansiosamente nossas edições (uma para cada um), devidamente autografadas, desse maravilhoso trabalho de pesquisa histórica. Sucesso sempre!